Momentos de Estresse: Quais Os Sintomas e Como Reagir Melhor

Momentos de Estresse: Quais Os Sintomas e Como Reagir Melhor

Os momentos de estresse e a ansiedade são, por vezes, conhecidos como o “mal do século”. Quer seja no ambiente de trabalho ou no convívio social, todos estaremos sujeitos a situações estressantes em algum momento e, muito mais importante que evitar que elas aconteçam – o que é muito difícil -, é saber gerenciá-las melhor.

Administrando mais conscientemente nossas emoções durante esses momentos, passamos a nos conhecer melhor, a sermos mais plenos e a praticar a empatia.

Neste post, propomos refletir sobre o que o estresse pode trazer, em forma de sintoma, e também algumas dicas para gerenciá-lo melhor! Vamos juntos?

Quais são principais os sintomas do estresse?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estresse pode acontecer com absolutamente qualquer um: crianças, jovens, adultos ou idosos. Biologicamente, esses momentos são caracterizados por um aumento no nível de cortisol no sangue, podendo culminar em alterações de ordem física e mental.

Cada um possui um gatilho diferente para o início do estresse, e não cabe à ninguém fazer qualquer tipo de julgamento. Além disso, cada um pode senti-lo psíquica e fisicamente em formas e intensidades diferentes.

Sintomas psicológicos do estresse

Alguns dos sintomas psicológicos do estresse são a preocupação em excesso, aumento da ansiedade, angústia, nervosismo, impaciência, piora na concentração e na memória, insegurança para tomar decisões e executar tarefas habituais, entre outros.

É importante reforçar que nem todos acontecerão ao mesmo tempo. Cada situação pode trazer consigo reações específicas, que devem ser percebidas e registradas por que as sente.

Sintomas físicos do estresse

Já os sintomas físicos e mais perceptíveis de quem tem momentos de estresse mais recorrentes, são alterações cardíacas e gastrointestinais, aumento da susceptibilidade a doenças, insônia, tontura, dores musculares e de cabeça, aumento na queda de cabelo, entre outros.

Identificando qualquer um desses sintomas – psicológicos ou físicos -, é importante recorrer a um profissional da área da saúde, que deverá conduzi-lo e direcioná-lo a um tratamento adequado!

O que posso fazer para controlar as emoções nos momentos de estresse?

Reagir de forma impulsiva durante um momento de estresse, em geral, traz arrependimentos. Isso é comum pois agir sob forte estresse e ansiedade compromete a capacidade de tomar decisões ou enxergar as melhores soluções.

Como dito anteriormente, é inviável fugir de todas as possíveis situações de estresse na vida. Inclusive, é sabido que o estresse é uma emoção necessária e importante para ativar o cérebro, deixando-o em estado de alerta e atenção, sendo benéfico quando é moderado e curto.

A partir do momento em que se torna prolongado e intenso, passa a ser prejudicial. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar os momentos de estresse com mais consciência:

  • Respire fundo: essa dica é a mais comum e provavelmente a mais importante, pois nossa respiração tem um poder muito grande sobre nossas emoções;
  • Tente se ocupar com outra coisa: durante o momento de estresse, não adianta manter seu pensamento naquela situação. Tente pensar sobre outras coisas até que os sintomas tenham passado. É interessante substituir os pensamentos ruins por pensamentos positivos;
  • Medite: se colocar no momento presente, através da meditação, dando atenção ao seu corpo e aos seus pensamentos, é possível trazer um novo significado para aquela situação;
  • Faça uma lista do que você já conquistou: muitas vezes o estresse nos faz ficar cegos em relação ao que já alcançamos e nos foquemos apenas nos fracassos. Lembre-se de tudo o que já aconteceu de bom naquele dia!
  • Se desconecte de redes sociais: muitas vezes as redes sociais podem ser uma ferramenta que gera ainda mais ansiedade e estresse. Por isso, nesses momentos, tente manter sua atenção em você mesmo!

Aprender a gerenciar as próprias emoções não acontece do dia para a noite. É um exercício árduo e diário, mas que é recompensador. Faça esse investimento em você!

Tem alguma técnica que te ajuda a lidar melhor com os momentos de estresse? Compartilhe conosco nos comentários!

bem-estarPowered by Rock Convert