Terapia Holística: o que é e por que praticar?

Diante de um contexto em que a ansiedade, estresse, insônia e depressão fazem parte da rotina de grande parte da sociedade, a busca por qualidade de vida, equilíbrio e bem estar tem sido uma grande prioridade para muitos. 

Essas questões podem vir muitas vezes por meio de traumas, situações difíceis na vida pessoal e atualmente vem sem muito pautada dentro das corporações por meio da síndrome de burnout.

As terapias holísticas surgem então como uma alternativa de tratamento interessante para todos os casos, uma vez que conseguem compreender o sujeito em todas as suas dimensões: física, mental, espiritual e emocional.

Com isso, é capaz de buscar as verdadeiras causas das enfermidades, não se satisfazendo em apenas tratar os sintomas e, assim, promover a cura efetiva.

Existem diversas técnicas terapêuticas que têm como princípio o holismo, ou seja, enxerga o ser humano de forma integral e não apenas como a soma de partes distintas. Dentre as mais conhecidas estão a meditação, acupuntura, reiki, massoterapia, yoga, aromaterapia e cromoterapia.

Nesse artigo, vamos entender tudo sobre esse estilo de terapia, seus benefícios e onde você pode começar a praticá-la.

O que é terapia holística?

Do grego Holos, que significa inteiro/todo, as terapias holísticas são um conjunto de técnicas de diferentes vertentes que possuem o objetivo de trazer a cura do ser por completo. 

As origens dessas muitas técnicas são de mais de 5000 anos atrás, e de diferentes localidades como a China com a acupuntura e outras vertentes da Medicina Chinesa, e Índia com o yoga, fitoterapia, e tantas outras. Cada vez mais populares ao redor do mundo, muitas técnicas são reconhecidas pela OMS como a homeopatia e o reiki, que inclusive em 2017 foi incluído na lista de tratamentos oferecidos pelo SUS.

Mesmo com todas as possíveis abordagens, um elemento fundamental para o sucesso de qualquer terapia holística é a participação e posicionamento ativo de quem procura o tratamento. Considerando-se que nessa metodologia a cura vem de dentro, a busca pelo equilíbrio físico, mental e espiritual deve vir, primeiramente, do eu.

O protagonismo nesse momento se faz necessário, pois o sujeito deve se enxergar como responsável pela situação em que se encontra e pela transformação que busca para sua própria vida, para que consiga passar pelas dores e dificuldades com mais sabedoria. Por isso, o foco em autoconhecimento é etapa importante e indispensável em todo recurso terapêutico.

Para que serve terapia holística?

As terapias holísticas podem ser usadas para a resolução de diversas questões. Elas auxiliam nos tratamentos de forma completa, buscando equilibrar o campo físico, emocional e energético. Algumas questões que podem ser trabalhadas são: depressão, ansiedade, síndrome de burnout, estresse, insônia, entre outras.

O terapeuta holístico é um profissional que busca compreender a dor, e propor junto com o paciente um caminho para a transformação

Os resultados são realmente satisfatórios:  melhora do foco e concentração, eliminação de mágoas e ressentimentos, aumento da disposição pessoal, melhora do sono, além de uma vida mais plena e saudável. Em ambientes corporativos, é notável um aumento da produtividade e melhora nas relações profissionais e pessoais.

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert
meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

Vale reforçar que as terapias holísticas complementam a medicina tradicional e uma não elimina a necessidade da outra. Os terapeutas holísticos capacitados têm o cuidado de evitar qualquer termo ou abordagem que sejam específicos da medicina tradicional, de forma a deixar clara a diferença entre as duas intervenções. 

Quais são os tipos de terapias holísticas?

Quando falamos em algum tratamento holístico ou alternativo, nos deparamos com as mais diversas abordagens. As terapias holísticas podem possuir uma linha mais energética, mais física ou uma combinação de ambos. 

Os tipos de terapia holística mais populares no Brasil são:

Reiki

Uma técnica ancestral de transferência de energia universal, capaz de trazer equilíbrio energético, favorecer o autoconhecimento e aliviar sintomas como estresse, depressão e ansiedade. Pode ser realizada individualmente ou em coletivo, através de um profissional reikiano que conduz o processo. 

Meditação

Com inúmeros benefícios, a prática pode ser usada com objetivos específicos para nosso corpo-mente-espírito. Aumenta seu foco, diminui a ansiedade, conecta você a si mesmo, transforma seus pensamentos negativos em pensamentos positivos, melhora  forma como você se relaciona com os outros  e muito mais. 

Aromaterapia

Consiste no uso de óleos essenciais extraídos de plantas e flores. O profissional faz uma análise dos aromas que podem te ajudar no problema a ser solucionado e define a melhor forma de utilização dos mesmos. Indicada para resolução de questões emocionais como depressão e síndrome do pânico, aumento da energia, foco e autoestima.

Yoga

Uma atividade que te conecta a si mesmo e com o mundo. Entre os tipos mais populares no Brasil, está o Kundalini Yoga, que possui como objetivo o desbloqueio do fluxo energético do corpo e, o Hatha Yoga que é relacionado a prática de posturas e exercícios respiratórios. As práticas melhoram a postura, diminuem níveis de estresse e ansiedade, favorecem o metabolismo, entre muitos outros benefícios. 

Barras de Access

Consiste no estímulo de 32 pontos que temos na cabeça, que são responsáveis por armazenar padrões e crenças limitantes. Ao tocados pelo profissional, podemos eliminar ideias de auto-sabotagem e negatividade. Indicada para desbloqueios emocionais e funciona como uma limpeza e abertura cerebral. 

Mindfulness

Traduzido para o português como a prática da atenção plena, o Mindfulness tem se popularizado cada vez mais  no ambiente corporativo. A sessão é guiada por um profissional especialista e conduz os integrantes a um estado de consciência favorável para a prática do foco, atenção e concentração. Capaz de elevar o nível de QI, aumentar a energia vital e a produtividade do praticante. 

Como começar a fazer terapia holística? 

Vivemos em uma era onde criar conexões nunca foi tão prático. Com a internet você pode se conectar com profissionais da área holística e pessoas que também estão em busca de um upgrade na vida. As terapias online estão cada vez mais populares, um profissional entra em uma videochamada e juntos podem fazer tudo acontecer. O que você está esperando para cuidar de si mesmo?

A Holos é uma empresa facilitadora de conexões entre indivíduos e o mundo das terapias holísticas. Temos um banco de profissionais em nosso site, encontre um próximo a você. Além disso, atuamos em empresas reunindo e cuidando do bem estar dos ativos mais importantes de uma corporação: as pessoas. 

Seja um transformador e indique a Holos para o RH da sua empresa. Você terá acesso a um caminho de autoconhecimento, saúde e elevação da qualidade de vida e ainda por cima contribuirá para que várias pessoas embarquem nessa jornada junto de ti! 

bem-estarPowered by Rock Convert