Pensamento positivo pode ser entendido e aplicado de diversas formas. Pode ser uma atitude otimista, frente aos problemas e desafios, a utilização de frases afirmativas ao invés de negativas, ou mesmo ter um olhar empático em relação ao outro e ao que acontece em seu redor.

Ainda não existem pesquisas que comprovem o quão decisivo o pensar positivo pode ser na vida e nas relações interpessoais.

Entretanto, se pensarmos pela ótica de que pensamentos influenciam emoções, que por sua vez interferem em atitudes e essas são as que originam os resultados, fica fácil perceber o potencial de transformação do pensamento otimista.

Por onde começar a auto avaliação?

É importante ter em mente que, uma auto avaliação, voltada para compreender as raízes dos próprios pensamentos e suas motivações conscientes e inconscientes, é etapa fundamental do processo. Apenas após essa primeira análise, que deve ser uma experiência interna, profunda e honesta, será possível se reequilibrar para transformar pensamentos negativos em positivos.

Então, seguido desse primeiro momento, tem-se uma das etapas mais difíceis: introduzir e manter os pensamentos positivos na rotina. Pode até parecer simples, mas é um exercício diário que requer muita resiliência. É necessário acordar pensando positivamente e assim seguir ao longo de todo o dia.

Quando perceber recaídas e a volta de pensamentos negativos, não se culpe, respire fundo e recomece.

Caso deseje saber mais sobre como mudar rotinas negativas, em O Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios”, o autor Charles Duhigg comenta que corrigir atitudes no momento certo e encontrar motivação na mudança é fundamental para o seu sucesso. Lembre-se: ser otimista não quer dizer que apenas coisas boas acontecerão em sua vida e sim que sua postura será diferente quando elas acontecerem!

E como o pensamento positivo pode influenciar minha carreira?

Um dos maiores diferenciais profissionais de quem pensa positivo é transferir o foco de um momento de fracasso e falha do passado para as oportunidades e o que pode ser feito no presente.

Não se prender às limitações também é um benefício extremamente saudável do otimismo: permite sonhar com uma realidade e uma carreira melhor, com base em suas capacidades e com autoconfiança. Isso acontece pois o medo de falhar passa a ser menor do que a vontade e determinação de arriscar e fazer diferente!

Outro ponto bastante relevante quando se trata de pensamento positivo e carreira é a melhoria do ambiente de trabalho. Uma pessoa positiva enxerga melhor as oportunidades, é mais resiliente frente aos problemas, lida com conflitos de forma mais leve e contagia os colegas de trabalho.

Evitar pensamentos pessimistas é capaz também de diminuir os níveis de estresse na rotina de trabalho, o que, claramente, é capaz de aumentar o nível de satisfação com o próprio emprego. Além disso, é possível aumentar sua produtividade, uma vez que dificilmente você se irá se desesperar frente a alguma situação difícil e poderá se organizar melhor para resolvê-la.

Exercite o pensamento positivo e conte pra gente nos comentários como isso transformou o seu dia-a-dia!