Yoga o encontro com a saúde integral.

Após 20 anos de trabalho como médico pude perceber  que grande parte das pessoas procuram uma fórmula milagrosa para acabar com suas enfermidades. Querem um remédio que do dia para noite elimine seus sintomas e seus sofrimentos, quando na verdade a melhor e mais eficaz maneira de se ter saúde é com prevenção e mesmo esta, tem sido entendida de maneira equivocada.

Entende-se por prevenção ir ao médico regularmente para fazer determinados exames ou tomar determinados suplementos vitamínicos, fazer bateria de exames e etc. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como sendo o “estado de completo bem-estar físico, mental e social” que é um bom conceito, porém, sempre me perguntei por que não se fala da saúde da alma.                                                  

Yoga, uma parte de mim.

Conhecendo melhor o Yoga percebi que não se tratava de mais uma atividade física como as outras. Yoga era a peça chave que faltava para que eu pudesse compreender o que seria a busca por uma saúde perfeita. A busca pela saúde física, mental, social, e espiritual.                                                                     

Mergulhei de cabeça no estudo dessa maravilhosa prática psicofísica que faz parte de uma filosofia de paz, de amor, do exercício da gratidão e uma constante busca do estar presente no agora. Aperfeiçoando a observação, a assertividade no agir, melhorando a condição física através do Hatha Yoga (exercícios de yoga) que atua em todos os sistemas: articular, endócrino, muscular, gastrointestinal, imunológico, vascular, com técnicas milenares que hoje influenciam várias linhas terapêuticas como as tradicionais reabilitações fisioterápicas, reeducações posturais, educação física, massoterapias e muitas outras linhas terapêuticas que receberam de herança os conhecimentos antigos do Yoga.

 Porque fazer yoga?

Há um grande número de doenças ligadas ao comportamento, que muitas vezes é condicionado por um conjunto de crenças e medos que congelam nossas atitudes e nos aprisiona em uma zona de “conforto”, nos transformando em pessoas doentes.

Hoje como instrutor de Yoga, nas minhas aulas o que busco é descodificar esse sistema de crenças que nos adoecem. Nosso corpo é o templo de nossa alma e Yoga é Meditação em movimento, é a conexão corpo, mente e espírito.

Os exercícios de respiração são os Pranayamas, que equilibram nosso estado mental controlando o estresse, o entoar dos mantras que vibram em todo nosso corpo e nossos centros de força, os chamados chakcras. As posturas de Yoga que são as asanas atuando nas glândulas endócrinas e todos os sistemas regulando nosso metabolismo, a meditação que nos faz estar atentos ao momento presente e consciente de nossa identidade e de nossa unidade com tudo ao nosso redor. Tudo isso faz do Yoga uma fantástica jornada que nos leva a verdadeira saúde.

            Namastê! Emanuel Marzano