7 técnicas COMPROVADAS para aumentar o foco e a produtividade no trabalho

A rotina muitas vezes se torna intensa e demasiada quando o assunto é demanda. A falta de foco e organização resulta em baixa produtividade laboral e é motivo de insatisfação de quem precisa produzir.

Na busca por uma melhor qualidade de vida, devemos estar alinhados em todas as áreas, inclusive na profissional. Você já teve a sensação de ter perdido um dia inteiro de trabalho por ter se distraído no celular? Quando isso ocorre está direcionando um tempo valioso de produção para fatos externos, o que impactará diretamente na sua vida profissional. 

A busca pela autodisciplina é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Quando buscamos métodos para eliminar hábitos que são inimigos da atenção, estamos dando o primeiro passo para construir uma rotina descomplicada e produtiva. 

Quer descobrir quais passos te ajudarão a aumentar o foco e a produtividade no trabalho? Continue a leitura atentamente pois iremos te apresentar! 

Comece pela organização 

Há quem diga que consegue se entender na própria bagunça, porém a falta de organização do ambiente de trabalho também indicia para o nosso cérebro que a desordem é algo comum. 

Assim, manter seu local de trabalho limpo, organizado e ausente de elementos supérfluos é uma maneira de evitar qualquer tipo de distrações. Além disso, o clima para trabalhar fica bem mais leve, experimente! 

Liste suas atividades 

Uma grande amiga diária será sua lista de atividades. Por meio de uma lista você poderá visualizar todas as tarefas do dia, definir uma ordem de prioridade para elas e definir horário para realizar cada item descrito – evitando estresse e ansiedade ao longo do dia.  

Aproveite para adicionar comentários e observações que poderão facilitar o seu trabalho no momento. Você poderá fazer da maneira que fizer mais sentido para si mesmo, escreva em um papel, planilha, documento digital etc. Faça como for mais confortável para sua organização diária. 

Você perceberá como a visualização do seu dia é importante para manter a organização do mesmo, a sensação de dever cumprido virá quando você começar a concluir suas tarefas a partir do planejamento. 

Estabeleça metas 

Estabelecer metas é uma etapa significativa para alcançar resultados. Quando você sabe onde quer chegar, o caminho a ser percorrido fica mais fácil de ser visualizado e você pode perceber as etapas que deve desenvolver para chegar aonde deseja. 

Pergunte a si mesmo: por que eu acordei hoje? O que desejo alcançar? Qual será minha contribuição no planeta? Anote suas respostas, estabeleça suas metas e as use como motivação para ir atrás dos seus sonhos. 

Gerencie o seu tempo online 

Ao mesmo tempo que a internet é uma amiga para todas as horas, ela pode se tornar uma inimiga da sua produtividade quando usada indevidamente. O tempo que dedicamos às redes sociais e aplicativos de comunicação deve ser gerenciado para que nosso foco não se perca no processo. 

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

Portanto, estabelecer limites para uso de aparelhos eletrônicos e celulares durante o trabalho, ou atividade importante, é essencial para manter o nível de produtividade elevado.  

Adote métodos para manter o foco 

Manter a atenção 100% do tempo em algo tende a ser muito difícil quando não há organização e gerenciamento. Ao longo dos anos foram desenvolvidos vários métodos que nos ajudam a manter o foco nas tarefas, alguns dos mais famosos são:

Método Pomodoro 

Desenvolvida por um estudante italiano no final dos anos 80, a técnica Pomodoro consiste na divisão das tarefas em intervalos de tempo de 25 minutos. Para aplicá-la primeiramente anote todas as suas demandas diárias em uma lista, depois comece a realizá-las e pare por 5 minutos após cada ciclo de 25 – momento para chegar o celular, por exemplo.

A cada 4 ciclos, faça uma pausa maior entre 15 e 30 minutos para descansar. A ideia é que você faça suas atividades com foco total durante os 25 minutos, e somente descanse nos intervalos de tempo. 

Método GTD (Get Things Done)

O método GTD, foi criado pelo norte-americano David Allen e sua proposta foi desenvolver algo simples porém efetivo que favoreça a produtividade. A metodologia é dividida em 5 passos: 

  1. Capturar: Externar todas as ideias e demandas a serem cumprindas. Não guarde somente na sua cabeça. Anote em um papel ou onde for mais confortável para você.
  1. Esclarecer: Nesta etapa, faça uma análise atenta de tudo que foi externado no primeiro passo, assim, decida o que vai precisar de uma ação ou não. 
  1. Organizar: Mantenha sempre suas listas organizadas em um local de fácil acesso. Dessa forma você poderá consultá-las sempre que necessário. 
  1. Refletir: É o passo em que olhamos para trás para conferir sistema que criamos, ter certeza que não estamos perdendo nada de vista e atualizar informações quando necessário. 
  1. Engajar: É a execução das tarefas que você organizou com total dedicação e foco. É educar o seu cérebro para entender que aquilo que você está fazendo, naquele momento, é a atividade mais importante que deveria estar sendo feita por você. Dedique sua atenção total a ela pois você já organizou o seu dia e sabe que não há nada externo mais importante. 

Método Don’t Break The Chain 

O método Don’t Break The Chain, significa não quebre a corrente, é bem simples de ser realizado. A ideia é que você já consiga organizar todas as suas tarefas diárias, e que ao final do dia marque em um calendário com um “X” nos dias em que tudo for cumprido. 

Ao longo dos dias os “Xs” vão se juntando e formando o desenho de uma corrente no calendário. Ao não realizar todas as suas tarefas a corrente é quebrada, portanto, não quebre a corrente! 

A sensação de dever cumprido é maravilhosa, e é algo que você sempre irá sentir seguindo esta metodologia. 

Cuide da sua alimentação

Cuidar da alimentação é essencial para quem busca aumentar a qualidade de vida. Isso inclui atividades que necessitam de foco e concentração. 

Os cuidados com a alimentação devem ser em relação aos alimentos que ingerimos e também como ingerimos. Nunca deixe de se alimentar durante um dia de trabalho. O nosso corpo precisa de energia ao longo do dia, não se alimentar corretamente implica diretamente na quantidade de energia que temos disponível para focar em atividades. 

Inclua alimentação em suas pausas diárias e aproveite melhor a energia fornecida pelos alimentos.  

Pratique meditação

Meditar nos auxilia em diversas áreas da vida, quando adotamos a prática estamos nos conectando com o nosso eu interior e aprendendo a lidar com sentimentos e emoções. Ao entrar em um estado meditativo, estamos trabalhando nossas habilidades de foco e concentração. 

Quando a meditação é aplicada no ambiente de trabalho, os benefícios podem ser sentidos por toda a corporação, entenda melhor neste artigo. 

bem-estarPowered by Rock Convert