A Importância do Descanso Para a Qualidade de Vida

A Importância do Descanso Para a Qualidade de Vida

O ritmo que a vida nos impõe é, muitas vezes, extenuante. São excessos que vêm de todos os lados: no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos. Sem contar a quantidade de informações que recebemos e processamos durante todo o dia. Por isso, o descanso passa a ser uma grande necessidade.

Não é possível falar sobre qualidade de vida sem mencionar a qualidade do sono e do descanso. Muito mais que dormir bem, descansar significa separar um tempo para relaxar e cuidar de si próprio.

Vamos entender um pouco mais sobre como é possível melhorar a qualidade de vida através do descanso?

O que é qualidade de vida?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Essa definição permite perceber quão ampla é a compreensão da expressão. E ela não passa de uma percepção dos outros, e sim, sobre a visão que cada um tem sobre si próprio.

Para interpretar o conceito de qualidade de vida, é importante assimilar que ele se refere aos diversos âmbitos que envolvem nossa vida: saúde física, mental, psicológica e espiritual, os relacionamentos, o ambiente externo, crenças pessoais, etc.

Dessa forma, a busca pelo bem estar passa pela criação de hábitos e realização de atividades que tragam satisfação, permitam o equilíbrio e contribuam para o alcance dos objetivos. Uma das rotinas mais importantes, para isso, é o descanso!

Por que o descanso é fundamental?

O corpo e a mente precisam de descanso. Muito mais que uma suposição, esse é um fato. Existem diversas pesquisas que demonstram os malefícios que a falta de pausa e relaxamento pode trazer.

Dentre eles, é possível citar alguns efeitos imediatos como o aumento da irritabilidade, ansiedade e estresse, perda de foco, memória, atenção, produtividade, além de prejuízos a médio e longo prazo, tais como a diabetes, insônia, depressão, dores de cabeça, na coluna e diversos outros problemas crônicos.

Dessa forma, descansar apenas para evitar que os problemas acima citados surjam, já seria, por si só, um bom caminho. Mas o relaxamento e repouso podem trazer inúmeros outros benefícios, capazes de beneficiar a vida de forma holística – melhorias de ordem física, mental, espiritual e psicológica.

O descanso, no fim das contas, representa o respeito com o próprio corpo, uma vez que as pausas dão tempo para que o corpo reencontre o equilíbrio e renove as energias perdidas ao longo do tempo.

Como descansar melhor

Na teoria parece fácil, não é mesmo? Na prática, sabemos que é mais difícil se isolar ou pausar os problemas e excessos para focar apenas no relaxamento. Entretanto, algumas dicas podem auxiliar a introduzir essa rotina no dia-a-dia:

  • Faça atividades físicas: se exercitar auxilia o corpo a gastar a energia acumulada, auxiliando na redução das tensões e também melhoria de outros aspectos da saúde. Além disso, colabora para o bem estar mental, proporcionando certa folga momentânea das demandas e urgências.
  • Pratique meditação: A meditação é um dos exercícios mais indicados para auxiliar aqueles que têm pensamentos e rotinas muito aceleradas. A prática possibilita relaxamento físico, espiritual e autoconhecimento, pilares fundamentais para uma boa qualidade de vida.
  • Dedique-se ao lazer: o descanso não se associa apenas ao tempo investido no sono. Dedicar-se a um lazer de qualidade, que traz alegria e satisfação é também uma forma de descansar. Alguns desses programas podem até trazer cansaço físico, mas são fundamentais para a saúde mental, para os relacionamentos e socialização.
  • Escolha boas companhias para relaxar: é cada vez mais difícil conseguir se desligar dos problemas para descansar e se distrair. Portanto, não dá para desperdiçá-lo com pessoas que sugam nossa energia, ou trazem à tona mais complicações. Assim, se não for passar o tempo de descanso sozinho, é essencial escolher bem quem dividirá esses momentos com você.

À vista de tudo isso, fica fácil perceber que o descanso não passa apenas pelo desligamento em relação aos problemas, é também um processo de escolha e postura ativa de cada um em busca da sua própria saúde, bem estar e qualidade de vida!

Como anda o seu tempo de descanso? Tem sido suficiente? Conta pra gente nos comentários!

Meditação guiada online
bem-estarPowered by Rock Convert