O Que É Mindfullness E Quais Os Benefícios ?

O Que É Mindfullness E Quais Os Benefícios?

O ritmo acelerado imposto nos relacionamentos, nos estudos e no ambiente de trabalho tem sido considerado como padrão e em poucos momentos paramos para refletir sobre as consequências disso para nossa saúde. Uma técnica interessante, que surgiu como uma possível solução desse problema, tem ganhado espaço e atraído adeptos em diversos contextos: o mindfullness.

Vivemos esgotados, estamos sempre preocupados com a tarefa a entregar, a agenda que não fecha, e a impressão é de que 24 horas é pouco para tudo o que precisamos fazer. Com isso, o cuidado com o próprio corpo e mente ficam em segundo plano.

O que é mindfullness?

O mindfullness é um estado de atenção e consciência plena do momento presente. É um exercício de foco sobre a capacidade de se concentrar no próprio “eu” e as sensações que surgirem, sem qualquer tipo de julgamento.

Tem origem nas práticas de meditação orientais, mas pode ser praticada em qualquer local – no ônibus, na faculdade, no trabalho, etc.

Para atingir essa condição, o indivíduo deve se concentrar por alguns momentos em seu próprio corpo, suas experiências, pensamentos e sensações. O propósito dessa técnica é se entregar ao tempo presente, se conectando consigo mesmo, e possibilitando descobertas.

Se engajar com o mindfullness é uma forma de, intencionalmente e gentilmente, se concentrar no momento presente, percebendo os pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que eles ocorrem e sem reagir de forma automática.

Envolve o processo de autocompreensão e auxilia para que, mesmo em momentos complicados, seja possível refletir antes de reagir, abrindo espaço para que escolhas e desafios sejam feitos de forma mais consciente.

Além disso, passa a ser possível manter o controle sobre as próprias emoções, auxiliando no prolongamento do bem estar e tranquilidade. Pode-se citar ainda o mindfullness como uma das ferramentas para a manutenção da saúde mental e prevenção de transtornos como a ansiedade e depressão, por exemplo.

Ao contrário do que o nome pode indicar, mindfullness não significa esvaziar a mente de qualquer tipo de pensamento, e sim, direcioná-lo para algo específico.

Quais os benefícios do mindfullness?

O mindfullness se tornou uma técnica bastante popular entre funcionários de várias empresas por auxiliar na redução do estresse do dia a dia, melhoria das capacidades de memória e concentração e, consequentemente, aumento da produtividade.

Em geral, mesmo fora do contexto empresarial, tem-se que a atenção plena, proporcionada pelo mindfullness, auxilia nos processos que envolvem a criatividade, rapidez de raciocínio e também no crescimento da inteligência emocional.

Isso porque a técnica influencia positivamente na maneira como compreendemos e lidamos com os problemas, conflitos, e desavenças, evitando que reações precipitadas aconteçam e tragam prejuízos emocionais.

É como oferecer ao cérebro a possibilidade de se reprogramar para reagir melhor às sensações e buscar novas ideias.

Uma das grandes vantagens do mindfullness é justamente ser uma alternativa para as pessoas que acreditam que “não tem tempo para meditar”. É uma técnica mais rápida e, acredite – você tem 10 minutos para se dedicar e investir em você mesmo. Em geral, perdemos muito mais que isso fazendo coisas que não nos trazem nenhum benefício.

Lembre-se que é simples: basta tirar alguns minutos do seu dia, onde quer que você esteja, se concentre na sua respiração e sensações, e abandone qualquer tipo de julgamento que viver à sua mente!

Que tal praticar o mindfullness agora? Conta pra gente como foi sua experiência!

bem-estarPowered by Rock Convert