Psicanálise: o que é e quando buscar

Psicanalise-o-que-e-quando-buscar

por Bárbara Villani

A psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud, neurologista austríaco, que estuda a teoria da alma. Sua principal ferramenta de trabalho é o inconsciente.

Existe uma lenda de que a psicanálise “é coisa de doido ou tratamento para loucos, doentes“. Esse argumento advém de pessoas desinformadas acerca do assunto. Psicanálise é um processo de autoconhecimento que nos ajuda a entender a causa de nossos comportamentos, sentimentos e ações.

A psicanálise explica o porquê de agirmos de tal forma e o porquê de sofrermos em determinada situação. Ela nos ajuda a termos consciência de nós mesmos, em três níveis: corpo, mente e alma.

No corpo se instalam os sintomas de forma evidente, que se mostram apenas como consequência de uma dor que, de fato, reside na alma, dor essa, que pode ser curada através da consciência e reprogramação da mente.

A busca pela psicanálise

As razões pelas quais as pessoas buscam psicanálise como forma de terapia são diversas!

Além de ser sempre por indicação de alguém que fez e gostou, na maioria das vezes, a busca acontece por uma dificuldade emocional, decorrente de algum fato específico divórcio, dificuldade de relacionamento pessoal e/ou profissional, dívidas, compulsões, fobias, indecisão, luto, descontrole da educação dos filhos etc.

Embora a psicanálise consiga apresentar resultados significativos em diferentes conflitos da alma, é interessante citar que muitas das indicações são de médicos e fisioterapeutas que, de alguma forma, sugerem o acompanhamento psicanalítico paralelo do paciente que se queixa de dores físicas (enxaquecas, dores na coluna, dores no estômago).

bem-estarPowered by Rock Convert