Saúde mental na pandemia: como ajudar meus colaboradores?

saúde mental na pandemia

Se você é do departamento pessoal, RH ou tem algum cargo de liderança provavelmente percebeu uma mudança de comportamento e uma queda no bem-estar de muitos colaboradores durante a pandemia do novo coronavírus.

Isso aconteceu, pois o distanciamento e isolamento social para muitas pessoas pode vir a ser um desafio, principalmente se isso envolver a rotina de trabalho.

Trabalhar em casa pode ter inúmeros benefícios, mas também pede uma mudança de postura tanto do colaborador, quanto da empresa. Cada dia que passa percebemos mais o quanto não dá para adiar aquele projeto de saúde mental. 

É preciso agir o quanto antes e levar iniciativas de saúde mental na pandemia para dentro da empresa como um investimento de qualidade de vida!

Afinal, somos seres sociais e necessitamos de trocas de experiências, diálogo e convivência em comunidade para nos sentirmos felizes. Portanto, como fazer com que os colaboradores se sintam melhores e até mesmo prevenir que uma doença surja?

Nesse post vamos te contar estratégias que você pode aplicar e soluções efetivas para ajudar os funcionários da empresa em que você trabalha. Vamos lá?

Adote saúde mental não só na pandemia

O cenário de isolamento social trouxe para as empresas a percepção de que é necessário cuidar da sua equipe de forma integra. 

Muitas organizações que antes somente se preocupavam com o bem estar físico dos funcionários e acreditavam que o mental tinha muito mais a ver com um histórico fora da companhia ou um problema pessoal, passaram a olhar para essa questão de saúde mental na pandemia como uma questão corporativa.

Nisso, é importante frisar que esse cuidado precisa ir além do momento atual. O pós-pandemia também pede que a liderança tenha treinamento e uma mentalidade diferente para saber lidar com as questões psicológicas do seu time, principalmente aquelas que envolvem inteligência emocional.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão e até 2030 essa será a doença mais comum no país. Além disso, a Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional, que agora é reconhecida como uma doença relacionada ao trabalho, vem crescendo ainda mais. 

Nisso, aqueles que estão insatisfeitos, inflamados e estressados acabam não tendo a mesma produtividade e animação que costumavam a ter com as iniciativas da empresa. E por outro lado, e não menos importante, as pessoas não estão saudáveis e felizes, se sentindo para baixo e algumas vezes até mesmo adquirindo algum problema psicológico como ansiedade e depressão.

Aproxime do colaborador

O primeiro passo que a empresa precisa dar é conquistar os colaboradores, fazendo com que eles se sintam confortáveis em compartilhar o que estão passando junto ao RH. Para isso, não espere que a pessoa vá até você. Pergunte-a como está se sentindo e fale de uma empática, respeitando os limites e o momento em que ela está passando.

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

Ofereça um suporte e faça com que ela se sinta segura em compartilhar o que ela está passando para que você veja como é possível ajudá-la, seja com atendimento profissional, médico ou até mesmo revendo o relacionamento entre colegas de trabalho, cobranças ou tarefas.

É importante ter essa análise e ouvi-la no primeiro momento, pois só assim você saberá se pode ser até mesmo uma questão organizacional ou um processo empresarial que precisa ser revisto.

Trabalhe a comunidade e pertencimento

Esse é um momento em que a empresa mais do que nunca precisa fortalecer o espírito de comunidade, afinal, precisamos nos sentir mais unidos e próximos mesmo que seja online.

Para tal, organize chamadas de vídeo para conversar não somente de trabalho, mas também como um momento de descontração para saber como as pessoas estão e conversar sobre outros temas que fogem do usual.

O importante é fortalecer a parceria por meio de comunicação transparente para aumentar a tranquilidade dos colaboradores que estão inseguros, por exemplo, mostrando as ações da empresa para conduzir a crise.

Elabore ações junto com a liderança

Uma das ações que precisam ser revistas é o fluxo operacional, afinal, em uma situação adversa como essa as pessoas ainda estão aprendendo a lidar e é preciso encontrar um equilíbrio entre a cobrança e a produtividade dos colaboradores. 

Além disso, lembre-se que todos os funcionários da empresa precisam de assistência, portanto, tenha reuniões constantes com a liderança para saber como eles estão e ofereça um treinamento e conteúdos sobre saúde mental.

Você precisará que todos estejam envolvidos nas novas ações para que se sintam motivados, entendam as mudanças e se sintam mais preparados para que juntos possam passar por esse momento!

Procure programas de saúde mental 

Você pode implementar por exemplo as terapias holísticas, que são ações que tratam do ser como um todo e ajudam a desenvolver habilidades para o resto da vida, pois trabalham o autoconhecimento. Entre os tipos de terapias holísticas se destacam:

  • Meditação: aplicar a meditação no trabalho tem inúmeros benefícios que incluem ter mais autoconhecimento das sensações, autocontrole, presença nas atividades e foco;
  • Yoga: essa prática ajuda na consciência corporal, concentração e também a lidar com momentos que fogem do nosso controle e nos desafiam;
  • Terapias com psicólogos: o acompanhamento com um terapeuta nos ajuda a refletir sobre nossas vidas e se for feita em grupo aumenta a união entre as pessoas.

Essas práticas são muito positivas, no entanto, trabalhar com iniciativas internas pode ser um grande desafio, ainda mais pelo RH estar ainda mais atarefado nesse momento.

Para isso, o ideal é procurar empresas sérias que trabalham com saúde mental e também tenham o compromisso de realmente se importar com o bem-estar dos seus colaboradores.

A Holos é uma empresa comprometida com a verdade, trabalhamos com transparência e alinhamento com nossos clientes. Valorizamos o indivíduo como peça fundamental para o funcionamento de cada negócio e oferecemos soluções capazes de abranger todo o cenário de uma corporação, promovendo benefícios que geram resultados impressionantes.

 Além disso, trabalhamos com resultados, oferecendo relatórios e te ajudando a engajar seus colaboradores com as iniciativas oferecidas! Conheça mais sobre as nossas soluções entrando em contato com os nossos consultores.

bem-estarPowered by Rock Convert