Desafios do RH: como manter uma boa saúde mental cuidando de pessoas?

saúde mental RH

Cuidar do outro é um princípio básico de trabalho do setor de Recursos Humanos. Os profissionais dessa área tão importante atuam em empresas e buscam fortemente contribuir para o melhor funcionamento da corporação através do cuidado com o colaborador. 

Trabalhar pelo outro é um exercício contínuo de paciência, empatia e compreensão e, por isso, pode ser desgastante quando não olhamos para nossa própria saúde mental. Não conseguimos emanar para alguém algo que não foi trabalhado em nós mesmos.

Nesse post, faremos uma imersão pela saúde mental, como ela influencia diretamente no ambiente de trabalho, e como os profissionais de RH podem trabalhar o autocuidado para atuar melhor no cuidado com os colaboradores. 

Cuidar de si para poder cuidar do próximo, vamos nessa? Continue a leitura para saber mais. 

A saúde mental faz parte de um todo

Muito além do que a ausência de transtornos mentais, a saúde mental implica na maneira como você vive a vida!

Engana-se quem pensa que possuir uma mente saudável está relacionado com a ausência de problemas psicológicos. 

A saúde mental está diretamente relacionada a como lidamos com nossos sentimentos e emoções, como reagimos diante de diferentes situações, nossa qualidade de vida e como lidamos com nós mesmos e com o outro. 

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

A influência da saúde mental no trabalho

No ambiente de trabalho a saúde mental dos colaboradores se relaciona com diversos fatores, como as condições de trabalho oferecidas pela empresa e cargas horárias exaustivas a serem cumpridas. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de ausências no trabalho ao redor do mundo. Além disso, atualmente  mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão, fazendo da doença a principal causa de incapacidade laborativa. 

Uma empresa com baixo nível de saúde mental tende a possuir altas taxas de absenteísmo e presenteísmo, uma queda no nível de produtividade e até mesmo da lucratividade. 

Cuidar de si mesmo para poder cuidar do outro 

Um grande desafio do setor de RH é cuidar da saúde mental dos colaboradores, e para cuidar ainda melhor do outro primeiramente devemos cuidar de nós mesmos. 

Por isso, separamos algumas dicas de como manter uma boa saúde mental para profissionais que possuem a missão de cuidar:

  • Pratique meditação: poderosa aliada em todos os setores da vida, praticar meditação (antes e durante o trabalho) te ajudará a manter a mente mais calma, atenta e focada em todas as atividades. 
  • Respire fundo ao mudar o foco: sabemos como o universo corporativo é dinâmico e pede atenção para diversas demandas, quando for resolver vários assuntos seguidos pratique respirações profundas antes de iniciar cada tarefa e isso ajudará a trocar o foco. 
  • Trabalhe a empatia: quando buscamos compreender as necessidades do outro com profundidade, somos capazes de criar soluções que são realmente satisfatórias e promovem o melhor na corporação.

Além disso, experimente tentar novas formas de conexão consigo mesmo, conheça a saúde integrativa e descubra diversas técnicas que te auxiliarão no processo. É muito importante cuidar da nossa mente, principalmente quando trabalhamos outras pessoas. 

Entenda que tudo faz parte de um processo

As mudanças devem acontecer de dentro para fora, de um núcleo para o outro. Assim, se a busca por uma melhor qualidade de vida e de trabalho, partir de um setor que impacta em toda a corporação, a transformação será realmente efetiva! 

Assim, as melhorias são feitas de formas graduais, sempre expandindo até atingir a empresa como um todo. Que tal participar dessa mudança ativamente? Encontre o melhor caminho para sua empresa conhecendo um pouco mais sobre as terapias holísticas existentes e como elas são benéficas quando aplicadas na corporação como um todo.

bem-estarPowered by Rock Convert