Terapia online: como funciona e onde fazer?

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter feito terapia em algum momento da sua vida ou está cogitando fazer. Afinal, seja ela com abordagens tradicionais ou terapias holistícas, esse tipo de tratamento carrega inúmeros benefícios.

Com o isolamento social, diferentes pessoas do mundo todo e principalmente do Brasil (país mais ansioso do mundo segundo a OMS), começaram a enfrentar realidades que nunca foram vivenciadas antes em suas vidas. Fatores que influenciaram em seus relacionamentos com outras pessoas, visão do mundo e principalmente na economia e maneira do mercado ver o trabalho.

E lidar com todas essas mudanças não é nada fácil, ainda mais quando elas nos forçam a se adaptar, sem segunda alternativa. Nesse contexto, as terapias online vem tomando espaço e servindo como uma oportunidade das pessoas iniciarem os cuidados com a saúde mental.

Nesse artigo vamos discutir como funciona a terapia online e onde você pode fazer, além de evidenciar os benefícios e dicas para um marinheiro de primeira viagem. Vamos lá?

Como funciona a terapia online?

As terapias presenciais, que sempre exigiram um tempo de deslocação e uma localização mais próxima, agora se tornaram mais acessíveis do que nunca. Hoje em dia, quem já fazia terapia antes está optando pelo meio online e quem nunca fez resolveu dar uma chance para esse momento que proporciona tanto autoconhecimento.

Mas essa prática ainda enfrenta barreiras dos mais conservadores. Muitas pessoas têm dúvidas quanto a segurança, atendimento, distância, entre outras questões da metodologia. 

No entanto, o que muitos não sabem é que em 2018 a terapia online foi oficialmente regulamentada pelo CFP, Conselho Federal de Psicologia do Brasil, e essa mudança abriu muitas oportunidades para quem quer ter um acompanhamento psicológico e estava há um tempo deixando essa vontade de lado.

Desde então, alguns profissionais e pacientes já estavam usando o novo formato, mas foi com o isolamento social instituído no Brasil em 2020 que essa procura aumentou. 

Importante pontuar que no país mais ansioso do mundo e mais depressivo da América Latina grande parte da população não faz nenhum acompanhamento terapêutico. 

Segundo a Market Analysis, somente 2% da população adulta de grandes centros urbanos do país fazem terapia. No entanto, entre os respondentes, 75% concordaram com as ideias de que quem faz terapia se conhece melhor e se relaciona melhor com as outras pessoas. 

Quando colocamos esse fator alinhado com a busca no google da palavra “terapia online” podemos verificar um aumento de 700% de pessoas que estão procurando o termo em comparação com 2019. Portanto, como podemos perceber essa técnica está ganhando espaço de adesão, principalmente depois das orientações da OMS sobre o cenário de isolamento social.

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

Isso aconteceu muito, pois as pessoas nunca tiveram tanto tempo com elas mesmas como agora, podendo identificar pontos de melhoria e refletindo sobre suas atitudes. E ter um terapeuta que vai ajudar na condução desses questionamentos é essencial.

Quais os benefícios?

Separamos alguns dos principais benefícios da terapia online entre os inúmeros existentes e para qual situação ela é mais recomendada. Lembre-se que alguns casos ter um acompanhamento presencial também pode se fazer necessário. Para isso, converse com um profissional.

1) As consultas são feitas independente de onde você estiver

Muitas vezes estamos em uma viagem de trabalho ou precisamos mudar de bairro, cidade ou até país. A terapia online é uma boa solução nesse caso, pois você continuará consultando com um profissional que te acompanha há mais tempo e já tem uma familiaridade, dando continuidade ao tratamento.

Além disso, se perto da sua casa não tiver nenhum terapeuta, você pode escolher aquele com quem tem mais afinidade com a abordagem e acredita que a metodologia pode dar certo com o seu perfil e gostos.

Afinal, segundo o Conselho Federal de Psicologia, dos 150 mil psicólogos brasileiros, 60% atendem na região Sudeste. Como o Brasil é um país muito grande você pode procurar atendimento de onde quer que você more, independente do estado ou cidade, democratizando o acesso desse tipo de serviço com as sessões à distância.

2) Você pode economizar no tempo

Quanto tempo do seu dia você perde no trânsito? Para muitos compromissos que temos precisamos sempre acrescentar os minutos e até mesmo horas de deslocamento para que possamos chegar em certo lugar. E esse pode ser um dos motivos no qual muitas pessoas deixaram esse tratamento como segundo plano.

Com a terapia online, fica muito mais fácil organizar a sua rotina já que você pode se consultar de qualquer lugar que você estiver. Para tal, basta ter um computador ou aparelho celular, além de uma boa conexão de internet.

3) Os preços podem ser mais atrativos

Para muitos fazer terapia é visto como um serviço de luxo. Afinal, em um país com tanta desigualdade social, pouca parte da população possui dinheiro para arcar com os custos de quatro sessões por mês que de acordo com o CFP (Conselho Federal de Psicologia), uma consulta presencial com o psicólogo é quase 250 reais. Imagine quatro sessões por mês?

Nessa questão, pelos terapeutas que atendem online não terem custo com deslocamento, aluguel de sala, entre outras contas para manter o consultório, o valor acaba ficando bem mais baixo e o paciente também não precisa arcar com o seu transporte até o local do atendimento.

Existem vários programas e sites que oferecem um catálogo de terapeutas com diversas especialidades para que você possa escolher o que mais combina com a sua personalidade.

No entanto, uma cultura que já está sendo implantada nos países desenvolvidos, e está chegando no Brasil, é a oportunidade das empresas arcarem com a saúde mental dos funcionários, afinal, o bem-estar dos colaboradores precisa ser uma preocupação dos negócios que querem ter sucesso em seus projetos e feitos.

A Holos leva programas de saúde mental 100% online para as empresas com técnicas milenares e comprovadas de terapias holísticas. Conheça os nossos serviços e nos indique para o RH da sua empresa!

bem-estarPowered by Rock Convert