Yoga como uma ferramenta para a revelação do seu propósito!

Yoga-como-uma-ferramenta-para-a-revelacao-do-Seu-proposito

Recentemente, fui entrevistada pela Dharma Academy para falar sobre Propósito. E a sensação, após uma hora e meia de conversa, é de agradecimento e leve inspiração em compartilhar algo tão belo e, talvez, precioso para as pessoas que estão passando pela transição de propósito.

Essa transição não é nada fácil. Requer escuta interna e, principalmente, coragem para agir na direção que a voz interna vem apontando.

Nem sempre temos o apoio dos familiares e amigos, mas quando o propósito começa a se despontar, algo muito forte fala dentro de nós e sentimos uma certeza (necessária) para atravessarmos o que for preciso.

Quando a certeza não vem, provavelmente, tem a famosa mente no meio do processo e, infelizmente, perdemos energia dando escuta à dúvida em detrimento aos próprios sinais do coração.

Então, minha sugestão, para você que sente que está nesse momento é: CORAGEM!

Siga em frente e saiba que, sempre, no fundo do túnel, existe uma saída, existe uma luz. E momentos difíceis fazem parte do alinhamento com o propósito. Se já soubéssemos dos inúmeros benefícios que esse alinhamento traz, não teríamos medo de atravessar. Mas, como uma criança precisa lutar para nascer da barriga da mãe, nós todos precisamos RENASCER para nosso Propósito.

O que é o propósito?

Logo, o propósito é a luta pela sobrevivência. Entenda o que quero trazer: desde criança, somos orientados a agir conforme nossos pais nos ensinam, a sociedade espera, a escola propõe. Até esse encontro com o propósito, somos esse “boneco vestido de muitas roupagens”.

E, quando o propósito bate na nossa porta, nos vemos na eminência de ficarmos pelados e bancarmos a nudez. Bancarmos o nosso jeito, aquilo que acreditamos, que faz sentido para nós. Ou seja, é um renascimento para si.

Daí, digo que precisamos lutar pela (nossa) sobrevivência. Essa sobrevivência de SER você mesmo. E isso é tão verdadeiro, pois uma das características do propósito é a singularidade, já que apenas você pode trazê-lo e fazê-lo. É a sua contribuição na Terra.

Quanto mais nos aproximamos da caminhada espiritual, mais angustiante fica estar desalinhado do propósito. E quanto mais nos aproximamos desse, mais encaixados sentimos. E isso nos traz força para seguir. Assim entramos no ciclo benéfico, onde tudo flui e quando não flui, compreendemos que são aprendizados necessários e que confirmam que precisamos seguir.

Yoga e propósito

O Yoga sendo uma ciência milenar, já há milhares de anos esclareceu todo esse processo. Ele começa nos esclarecendo  Artha (busca pela felicidade), Kama (busca pelo prazer), Dharma (busca pelo propósito) e Moksha (busca pela libertação).

Aprofundando nesses ensinamentos, vemos que são estágios de amadurecimento do indivíduo. É verdade que chega em um determinado momento existêncial que conquistar carro do ano, melhor emprego, mulher dos sonhos, viagens para Europa e outras, não trazem felicidade duradoura e nem sentido. Aí, entramos na jornada do propósito.

Questionamos PRA QUÊ, POR QUE existo. QUEM SOU EU? O QUE VIM FAZER NESSA VIDA? Quando isso surge, normalmente com bastante conflito interno, é também maravilhoso!! É o momento de benção, de possibilidade interna para iniciarmos o caminho do autoconhecimento, que nos levará para Dharma e depois para Moksha.

Moksha é algo profundo que podemos debater num outro momento. Mas não poderia deixar de ressaltar que é também o propósito maior de todos os seres.

Mas, voltando à entrevista, uma das perguntas foi como o Yoga pode ajudar no caminho do propósito. Eu, obviamente, achei perfeita a pergunta e disse com um sorriso enorme no rosto que o Yoga é A FERRAMENTA ideal para nos levar ao propósito.

O sentido do Yoga

Yoga precisa ser compreendido no sentido mais amplo. Yoga é a vida!

Quando praticamos yoga estamos criando espaço para observarmos as nossas emoções, pensamentos,  processos psicológicos advindos das experiências, os padrões resultantes das experiências negativas e positivas, o que não está fluindo.

Também nos fala sobre nossos relacionamentos, como queremos direcionar nossa vida e nos tornarmos pessoas melhores. Ainda, permite sermos saudáveis no corpo, calmos na mente, confortáveis no coração!

Yoga nos permite escutar o corpo e procurar uma alimentação mais harmônica consigo e com toda a natureza.

Yoga nos faz querer o bem do outro. Exercer o que chamamos de ética espiritual que nos direciona para ciclos virtuosos, prósperos, de amizade e colaboração.

Assim, Yoga é, sobretudo, um estilo de vida. Pode ser inclusive uma religião. É um SIM para vida. Um processo bonito de entrega para a sua AUTENTICIDADE, VERDADE, e isso está totalmente conectado com o nosso propósito.

Para alcançar o propósito, autoconhecer é fundamental. É o que nos permite dizer “quero, não quero”. “Vou por aqui ou por ali”. “Faz sentido, não faz sentido”. Sendo assim pergunto:

Existe algo melhor nessa vida que possibilita o estudo de Si mesmo que o Yoga?

Preciso dizer que não. Simplesmente porque o Yoga é a ciência do autoconhecimento. É o caminho que revela quem é você. E seu propósito é a maneira de ação do seu Ser, de quem é você, nessa Terra.

Não estou dizendo que acessaremos o propósito apenas pelo Yoga. Contudo, se você sente o Yoga como um caminho, apenas permita o Yoga adentrar em sua vida. E deixe-o ser a ferramenta que vai revelar o seu propósito.

Se assim foi para mim, pode ser para você também!

bem-estarPowered by Rock Convert