RH estratégico: confira dicas para estruturar esse modelo

Conheça As Principais Dicas Para Estruturar um RH Estratégico

A gestão de recursos humanos das empresas precisa acompanhar a evolução da sociedade. O setor, que antigamente tinha nome de “departamento pessoal”, atualmente é considerado uma peça chave no planejamento estratégico das organizações.

Investir em um RH estratégico é, portanto, uma ótima abordagem para atrair e reter talentos, mantendo a produtividade da sua empresa e a satisfação dos colaboradores.

Descubra, neste post, as principais dicas para transformar a gestão de recursos humanos da sua empresa e estruturar um RH estratégico!

RH tradicional X RH Estratégico

Há alguns anos, o setor de recursos humanos era visto, por grande parte dos gestores e colaboradores, como um “departamento pessoal”, que tinha como principal função o controle de documentos.

No RH tradicional, os profissionais de RH atuavam quase como auxiliares administrativos, apenas focados no gerenciamento de arquivos. As atividades se direcionavam, em geral, a processos burocráticos internos relacionados à admissão, desligamento, gestão de benefícios, entre outros.

Não é difícil imaginar o quanto devia ser complicado, demorado e desgastante fazer esse trabalho, não é?

Com a evolução da sociedade como um todo, bem como da tecnologia em si, as tarefas manuais passaram a ser executadas por softwares ou aplicativos e, com isso, gestores de RH passaram a ter mais tempo para se dedicar ao que realmente pode contribuir para o alcance de metas da empresa: o RH estratégico!

O setor de recursos humanos atual é uma parte que envolve inteligência focada em pessoas e o seu bem estar em relação ao ambiente de trabalho.

O RH estratégico apresenta diversos benefícios em relação ao RH tradicional e o principal deles é a eficiência.

Ao invés de gastar tempo e energia com tarefas que podem facilmente ser executadas com auxílio da tecnologia, direciona-se o foco para o planejamento estratégico da organização e a forma como a gestão de pessoas e talentos pode contribuir para o alcance das metas.

Como fazer um planejamento estratégico de RH?

Agora que você já entendeu a importância do RH estratégico no novo contexto das organizações, você deve estar se perguntando: Mas como eu aplico, na prática, a estratégia voltada para a gestão de pessoas?

Confira as principais dicas:

Invista na melhoria da comunicação

No novo cenário do setor de RH, a gestão de pessoas assume, cada vez menos, o papel de autoridade que apenas cobra, o que é comum no modelo hierárquico verticalizado.

Nas organizações modernas, o RH estratégico busca manter uma comunicação mais fluida, aberta e horizontalizada. Esse investimento é muito importante dado que o objetivo é de atrair e cativar bons colaboradores.

A boa comunicação também auxilia também a identificar insatisfações e dificuldades dos colaboradores de forma preventiva, o que evita uma série de problemas.

Parte-se do pressuposto de que as pessoas gostam de ser ouvidas e se sentir valorizadas. Por isso, manter aberto um canal de comunicação pode contribuir muito para o alcance dos objetivos estratégicos!

Crie uma Cultura Organizacional

A cultura organizacional é uma expressão muito usada na gestão estratégica de RH, a qual se refere ao conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.

Mas onde o RH estratégico entra nisso?

Em simplesmente todas as suas atividades: identificando os pontos principais de cultura organizacional, a equipe de RH terá ferramentas para selecionar colaboradores que se encaixam melhor no perfil da empresa, além de compreender os principais incentivos a serem dados aos talentos que já estão na empresa.

O foco na disseminação da cultura do negócio, seus valores, visão e missão auxiliará a engajar os colaboradores em objetivos comuns.

Alinhe os objetivos e metas

O RH estratégico também é ponto central para a empresa no que diz respeito ao alinhamento entre os desejos dos funcionários e da organização, para que os mesmos sejam traduzidos em metas e objetivos comuns.

Com isso, todos os esforços podem se direcionar a algo que faz sentido para os colaboradores e também aos gestores, ajudando a organização a crescer e se fortalecer em mercados cada dia mais competitivos.

Execute avaliações de desempenho e satisfação

Um dos pilares mais importantes do planejamento estratégico de RH é o direcionamento a partir de dados: nada de achismos, o RH estratégico se direciona através de informações mensuradas em pesquisas internas.

Para ser, de fato, estratégico, invista em avaliações de desempenho dos funcionários e também análise de satisfação com a organização.

Atualmente existem diversos softwares que permitem fazer esse tipo de pesquisa e já fornecem análises estratégicas preliminares. Com base nos dados coletados, você será capaz de identificar informações relevantes para a estratégia da empresa e contribuir para o bem estar e felicidade dos colaboradores!

Lembre-se que estruturar um RH estratégico requer uma postura moderna, ativa e guiada por dados. Adotando as dicas que demos neste post, você poderá transformar o dia a dia dos colaboradores e incentivá-los a contribuir ainda mais para a melhoria da empresa!

Como é o RH da sua empresa? Você tem algum incentivo específico para motivar os colaboradores? Conta pra gente nos comentários!

bem-estarPowered by Rock Convert